Pesquisa de Animais

Sobre nós
História

A seleção da Bonsucesso - Nelore Zan começou em 1962, com o trabalho conduzido pelo doutor Arnaldo Zancaner no seu plantel. Ele buscava informações sobre os fatores que podiam trazer maior lucratividade na atividade da pecuária de corte. Essas informações eram consolidadas em matrizes estatísticas para avaliar e selecionar as características de fertilidade, habilidade maternal e de desempenho para peso e precocidade de acabamento frigorifico. Foi assim que iniciou-se o trabalho pioneiro de melhoramento genético da raça Nelore no Brasil.

A pesagem do rebanho, por exemplo, era realizada todo mês. As medidas aconteciam do nascimento até os 24 meses de idade. Na avaliação, o Dr Arnaldo buscava informações sobres as correlações entre os parâmetros da curva de crescimento. Era assim que identificava os touros e matrizes que poderiam transmitir os maiores valores genéticos às progênies.

Em 1968, Arnaldo Zancaner apresentou o seu método de avaliação ao Professor de Genética da faculdade de medicina da USP, Warwick Keer. 20 anos mais tarde nascia o Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (PMGRN), administrado até hoje pela ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores).

A parceria entre a Bonsucesso e a USP também resultou nas primeiras teses de mestrado e doutorado da USP e da Universidade de Gainesville, na Flórida, nos Estados Unidos.

O Dr Arnaldo e sua esposa Beatriz, deixaram um legado aos seus três filhos que continuam, quase 60 anos após, a selecionar seus respectivos planteis com o mesmo rigor.

 voltar

amplie a foto

Cadastre-se e receba
novidades no seu e-mail.

BONSUCESSO

Fone: +55 18 3557.1257
+55 18 99751.2409
+55 18 99631.5932

  • Facebook
  • Youtube
  • Youtube
  • E-mail

© Bonsucesso - Nelore Zan

Pontual Web