Pesquisa de Animais

Notícias

 voltar

Crescimento no mercado de CEIP eleva importância da certificação
10/01/2019

Procedência, produtividade e potencial genético são características valiosas no mercado da pecuária, quando o assunto é superioridade animal. O que vem elevando a importância do CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), criado há 25 anos.


Reflexo disso é o crescimento de 23,5% da certificação nos últimos dois anos, segundo o ConCEIP (Associação Nacional dos Programas de CEIP), entidade que representa os programas de melhoramento genético bovino que emitem o CEIP.


A Fazenda Bonsucesso – Nelore Zan, em Guararapes/SP, é um exemplo de aplicação do CEIP. De acordo com o proprietário da Bonsucesso, Michel Caro, há mais de 20 anos a fazenda certifica reprodutores machos e fêmeas nos programas CEIP.


“Considero este certificado muito importante para a validação do valor genético associado à excelência de biotipo. O caminho que trilhamos há mais de 60 anos para atender com pontos de produtividade e acurácia na herdabilidade destas características. Atendemos uma clientela muito exigente por uma razão bem simples: a Bonsucesso coloca anualmente baterias de reprodutores de alto valor para produção de rebanhos de produção PO (puros de origem) e de rebanhos focados no gado de corte com desmamas e recrias de alto desempenho e precocidade”, afirma.


Ainda segundo Caro, o CEIP além das DEPS (Diferenças Esperadas na Progênie) dos programas de melhoramento genético, permitem compartilhar com o criador parceiro um precioso nível de informações com bastante credibilidade.


O CEIP certifica as qualidades produtivas do animal, estando, dentre a sua safra de produção, entre os melhores animais e por isso ele pode produzir filhos com características produtivas acima da média.


Feitas as avaliações de todos os animais de todas as fazendas, dentro do prazo estabelecido, é feita uma análise estatística, que permite comparar os animais e ranqueá-los, de maneira que os melhores da safra do programa podem receber o CEIP. Com esta lista, o produtor faz uma revisão fenotípica dos animais, garantindo que animais com defeitos funcionais não recebam o certificado.






Cadastre-se e receba
novidades no seu e-mail.

BONSUCESSO

Fone: +55 18 3557.1257
+55 18 99751.2409
+55 18 99631.5932

  • Facebook
  • Youtube
  • Youtube
  • E-mail

© Bonsucesso - Nelore Zan

Pontual Web